Crianças encontram fóssil de T.rex durante caminhada nos Estados Unidos
Uma caminhada em família se transformou em uma descoberta científica extraordinária para três crianças nos Estados Unidos. Jessin e Liam Fisher, juntamente com seu pai, Sam Fisher, e seu primo, Kaiden Madsen, encontraram os ossos de um jovem tiranossauro (T. rex) em Dakota do Norte. A descoberta aconteceu enquanto os jovens entusiastas de fósseis exploravam a área, uma atividade que já era comum para eles.
Descoberta rara
Sam Fisher, que frequentou a escola com Tyler Lyson, curador de paleontologia do Museu de Natureza & Ciência de Denver, entrou em contato com o ex-colega para identificar os fósseis. Confirmada a importância do achado, a equipe de Lyson organizou uma expedição ao local para a escavação do esqueleto (atividade da qual participaram as crianças).
Após o fóssil ter sido recuperado, ele começou a ser estudado. A análise revelou que cerca de 30% do esqueleto estava preservado, incluindo uma tíbia de 82 centímetros. Esse dado foi fundamental para identificar o dinossauro como um T. rex jovem, já que a tíbia de um adulto teria aproximadamente 112 centímetros.
Descobertas de esqueletos de T. rex jovens são raras, o que torna esse achado ainda mais importante. O esqueleto está em exibição no Museu de Natureza & Ciência de Denver. Um documentário sobre a descoberta também será exibido no local.