Jurassic Park estava errado: o Tiranossauro rex tinha lábios e seus dentes não eram visíveis
Embora o Tiranossauro rex e tenha sido retratado historicamente como um animal gigante com dentes assustadoramente enormes, como visto no filme Jurassic Park (1993), essas representações parecem estar erradas. Uma equipe internacional de paleontólogos sugere que ele tinha dentes cobertos por lábios escamosos bastante finos, longos o suficiente para cobri-los. Um estudo sobre a descoberta foi publicado na revista Science.
Morfologia da mandíbula
Este estudo, o mais detalhado até agora, examinou a estrutura dos dentes, os padrões de desgaste e também a morfologia da mandíbula de répteis. De acordo com os pesquisadores, a família dos dinossauros terópodes, ou seja, aqueles que andavam sobre duas pernas, como o T-rex e o velociraptor, tinham lábios mais semelhante aos dos lagartos do que aos dos crocodilos.
“É notável como os dentes dos terópodes são semelhantes aos dos lagartos monitores. Do menor monitor anão ao dragão de Komodo, os dentes funcionam da mesma maneira. Portanto, os monitores se comparam de forma bastante similar a animais extintos, como os dinossauros terópodes, com base nessa semelhança de funções, mesmo que não sejam parentes próximos", explicou Derek Larson, especialista do Royal BC Museum, no Canadá.
De acordo com Thomas Cullen, da Universidade de Auburn, principal autor do estudo, a pesquisa “mostra que os dentes não eram realmente muito grandes. Mesmo os dentes gigantes dos tiranossauros são proporcionalmente semelhantes em tamanho aos dos lagartos predadores vivos em comparação com o tamanho do crânio, rejeitando a ideia de que seus dentes eram grandes demais para serem cobertos pelos lábios".