Inicio

Descoberta uma nova pirâmide no Egito dedicada a uma rainha desconhecida

Dentro do monumento foram encontrados mais de 300 sarcófagos em excelente estado de conservação
Por History Channel Brasil em 29 de Novembro de 2022 às 19:41 HS
Descoberta uma nova pirâmide no Egito dedicada a uma rainha desconhecida -0

Uma missão arqueológica composta por especialistas franceses e suíços da Universidade de Genebra descobriu uma pequena pirâmide de granito rosa no Egito. Segundo os pesquisadores, o monumento foi erguido em homenagem a uma rainha até então desconhecida, chamada Neith, que viveu no período do Império Novo. A descoberta aconteceu durante as escavações ao sul da região de Saqqara.

Múmias bem preservadas

Segundo o egiptólogo Zahi Hawass, ex-ministro das Antiguidades do país, dentro da pirâmide foram encontrados mais de 300 sarcófagos em excelente estado de preservação, papiros e outros artefatos. O monumento também abriga um conjunto de poços e túneis em seu interior, além de gravuras ornamentais.

A nova pirâmide foi descoberta nas proximidades de outra pirâmide construída em homenagem ao faraó Teti, adorado pelos antigos egípcios como uma divindade. Por isso, os pesquisadores acreditam que muitas personalidades proeminentes da antiga civilização egípcia devem ter desejado ser enterradas perto dele.

Hawass conta que os sarcófagos contêm diversas múmias muito bem preservadas. Uma delas foi sepultada com uma imponente máscara de ouro. Dentro das tumbas também foram encontrados vários artefatos, incluindo tabuleiros do antigo jogo de Senet, pequenas estatuetas, estátuas do deus Ptah-Sokar e até um machado de metal encontrado na mão de um soldado do exército

Fontes
Live Science
Imagens
iStock