Descomunal: descoberta a cabeça de "centopeia" extinta do tamanho de um carro
Pesquisadores na França encontraram a cabeça de um milípede pré-histórico que vivia em ambientes florestais próximos ao cinturão equatorial entre 346 e 290 milhões de anos atrás. Essa foi a primeira vez que cientistas fizeram uma descoberta do tipo. Um estudo sobre o achado foi publicado na revista Science Advances.
Descoberta inédita
O Arthropleura era um artrópode do tamanho de um automóvel, com comprimentos que podiam alcançar quase três metros e peso superior a 45 quilos. Seus restos fósseis foram descobertos em uma rocha no sítio de Montceau-les-Mines Lagerstätte, na França.
Newly discovered fossilized specimens of the largest known arthropod, Arthropleura, finally reveal what this gigantic prehistoric creature’s head looked like. https://t.co/SUWAwSf4vS @ScienceAdvances pic.twitter.com/WpCDmxVjh5
— Science Magazine (@ScienceMagazine) October 15, 2024
Essa enorme espécie tem sido objeto de estudo há pelo menos um século. Embora ao longo do tempo tenham sido encontrados fósseis de diversas partes de seu exoesqueleto, os pesquisadores nunca haviam conseguido achar uma cabeça completa do artrópode, dificultando a compreensão de sua anatomia, ecologia e relações evolutivas.
Mickael Lheritier, paleontólogo da Universidade Claude Bernard Lyon 1, na França, e autor do estudo, comentou ao site Live Science que "agora, com a cabeça completa, é possível observar as mandíbulas, os olhos e outros detalhes" que facilitarão a compreensão do papel dessa criatura na evolução.
Researchers used two 300-million-year-old specimens of Arthropleura to study the head of this giant arthropod and found it has features that make it a hybrid between a millipede and a centipede. https://t.co/lHlz1xrbdU @NewsfromScience
— Science Magazine (@ScienceMagazine) October 15, 2024
Os pesquisadores usaram tomografias computadorizadas que revelaram que o milípede possuía olhos incomuns, antenas levemente curvadas e mandíbulas pequenas, parecidas com as das centopeias. Essas características têm gerado dúvidas sobre se sua origem está mais relacionada às centopeias ou aos milípedes.