Fósseis das criaturas mais antigas do mundo são identificados no País de Gales
Pesquisadores identificaram os fósseis das criaturas mais antigas do mundo em uma pedreira no País de Gales. Os restos mortais foram descobertos originalmente na região de Carmarthenshire em 1977. Agora, novas análises indicam que esses seres viveram há cerca de 565 milhões de anos.
Criaturas bizarras
Anthony Clarke, líder do estudo e estudante de doutorado da Universidade Curtin, na Austrália, disse que para determinar a idade dos fósseis os pesquisadores usaram camadas de cinzas vulcânicas como marcadores da sequência geológica. “Essas criaturas se assemelhavam, em alguns aspectos, às espécies marinhas modernas, como as águas-vivas, mas em outros aspectos eram bizarras e desconhecidas. Alguns parecem samambaias, outros como repolhos, enquanto outros lembram plumas-do-mar”, afirmou ele.
Australian scientists have precisely dated ancient fossils of sea creatures in Wales and helped solve a mystery about the evolution of life on Earth.https://t.co/V1REWDiIg0
— Neos Kosmos (@NeosKosmos) January 16, 2024
Segundo os pesquisadores, os fósseis, incluindo criaturas como a Aspidella terranovica, apresentam algumas das primeiras evidências de organismos multicelulares em grande escala, marcando um momento transformador na história biológica da Terra. Segundo os pesquisadores, esses organismos são primitivos demais para serem descritos como animais.
“Eles são multicelulares, mas simplesmente não sabemos o que eram. Eles são completamente diferentes de qualquer outra forma de vida", disse John Cope, coautor do novo estudo e pesquisador que encontrou os fósseis na década de 1970, em entrevista à BBC. Os cientistas dizem que a pesquisa ajuda a registrar um momento crucial na história da Terra, quando novas formas de vida começaram a aparecer nos mares após quatro bilhões de anos apresentando apenas micróbios unicelulares.