Dia dos Pais: uma tradição que tem cerca de quatro mil anos
O Dia dos Pais é uma das celebrações familiares mais populares do Brasil e do mundo. Atualmente ele é comemorado no segundo domingo de agosto em nosso país, mas nem sempre foi assim. Afinal, qual é a origem dessa data?
Origens do Dia dos Pais
Segundo alguns pesquisadores, a tradição pode ter começado ainda antes de Cristo. Há mais de 4 mil anos, na Babilônia, o jovem Elmesu escreveu em um pedaço de argila aquele que é considerado o primeiro cartão de Dia dos Pais. No artefato, encontrado por arqueólogos, havia inscrições do rapaz desejando saúde e vida longa ao seu progenitor.
Outra festividade precursora do Dia dos Pais começou a ser celebrada nos países católicos da Europa na Idade Média. O Dia de São José é comemorado todos os anos em 19 de março. A data celebra o marido de Maria, José, que criou o Jesus como seu filho, se tornando um exemplo de paternidade. Mais tarde, a comemoração foi introduzida nas Américas pelos espanhóis e portugueses.
Já o Dia dos Pais moderno remete aos Estados Unidos, no início do século XX. Em 1910, uma jovem chamada Sonora Smart Dodd teve a ideia de homenagear o pai, um veterano de guerra que criou seis filhos sozinho. Sonora morava em Spokane, Washington, e convenceu o pastor de sua Igreja Presbiteriana a fazer um sermão de Dia dos Pais em junho daquele ano. A partir daí, outros pastores locais aderiram à ideia e passaram a celebrar a data.
Após algumas idas e vindas, o Dia dos Pais começou a ser comemorado em muitos lugares dos EUA em 1938. Apesar disso muitas pessoas se recusavam a celebrar, pois viam a data apenas como um esquema comercial que tinha o objetivo de reproduzir o sucesso do Dia das Mães, que já havia se estabelecido como uma tradição. A data só passou a ser celebrada oficialmente em 1966, quando o presidente Lyndon Johnson designou o terceiro domingo de junho para a sua comemoração.
Assim como nos Estados Unidos, o Dia dos Pais no Brasil foi criado para replicar o sucesso comercial do Dia das Mães (comemorado em nosso país desde 1932). Por aqui, a data passou a ser comemorada em 1953, por iniciativa do publicitário Sylvio Bhering, que era diretor do jornal O Globo e da rádio de mesmo nome, que queria atrair anunciantes para o veículo. O dia escolhido foi 16 de agosto, quando a Igreja Católica comemorava o dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus Cristo (mais tarde, o dia desse santo foi mudado para 26 de julho).
Algum tempo mais tarde, o Dia dos Pais passou a ser celebrado no Brasil no segundo domingo de agosto. Não se sabe ao certo o motivo, mas acredita-se que a mudança tenha acontecido para cair sempre em um dia de descanso, podendo reunir a família (assim como acontece no Dia das Mães). Apesar de ter sido criado no anos 50, o Dia dos Pais só se popularizou de verdade em terras brasileiras duas décadas mais tarde.