Dois raros sarcófagos de chumbo são encontrados na Palestina
Uma equipe internacional de arqueólogos está desvendando os segredos de uma necrópole romana com 2 mil anos de idade na Faixa de Gaza, Palestina. Durante as escavações, eles encontraram 125 túmulos, incluindo dois que continham estranhos sarcófagos de chumbo. Foi a primeira vez que algo assim foi descoberto na região.
Jamal Abdu Raida, diretor-geral de antiguidades do Ministério do Turismo e Antiguidades, afirmou que essas descobertas não têm precedentes. Ele acredita que a necrópole tenha sido usada para sepultar funcionários romanos de alto status social. Um dos sarcófagos de chumbo é decorado com um adorno em forma de cachos de uvas e o outro com imagens de golfinhos.
O sítio arqueológico onde os túmulos foram encontrados se estende por uma área de quatro mil metros quadrados. A necrópole foi encontrada durante escavações preliminares em um local que irá abrigar um novo conjunto habitacional. Os artefatos encontrados no local farão parte do acervo do Museu de Gaza.
Une #nécropole de la période #romaine découverte à #gaza dans le cadre d'un projet immobilier. Découverte sans précédent de + de 120 tombes et 2 #sarcophages réalisés en plomb, dont l'un est richement décoré ! #archéologie #découverte #romannecropolishttps://t.co/Bu96Rs2fr7 pic.twitter.com/T7MeWHoUP1
— EBAF Jérusalem (@EBAFJerusalem) July 26, 2023
A região onde as descobertas foram feitas abrigou uma rota comercial importante em diferentes períodos históricos, desde os tempos dos faraós egípcios até o Império Romano e as Cruzadas. As escavações no local estão programadas para continuar nos próximos meses.