Inicio

Encontradas moedas de ouro em local de Israel importante para o cristianismo

Banias ganhou fama como o lugar onde o apóstolo Pedro proclamou que Jesus era o Cristo e recebeu Dele as chaves do reino dos céus
Por History Channel Brasil em 03 de Outubro de 2022 às 20:44 HS
Encontradas moedas de ouro em local de Israel importante para o cristianismo-0

Arqueólogos encontraram 44 moedas de ouro bizantinas no sítio arqueológico de Banias, em Israel, um lugar importante para o cristianismo. Segundo a tradição, foi lá que o apóstolo Pedro proclamou que Jesus era o Cristo e recebeu Dele as chaves do reino dos céus. Ao longo dos milênios, a região abrigou os mais diversos povos e crenças.

Baal e Pan

Segundo os pesquisadores, algumas das moedas de ouro remetem ao período do imperador Focas (602–610 d.C.) enquanto outras foram cunhadas pelo imperador Heráclio (610–641 d.C.). Essas últimas datam de um momento dramático na história de Israel: a conquista muçulmana do Império, em 635 d.C.  “O tesouro é um achado arqueológico extremamente significativo, pois data de um importante período de transição na história da cidade de Banias e de toda a região do Levante”, disse Eli Escusido, Diretor da Autoridade de Antiguidades de Israel.

 Moedas de ouro do Império Bizantino

Situada em torno da grande nascente de um rio, Banias foi primeiramente estabelecida pelos cananeus, que dedicaram um santuário ao deus Baal. No período helenístico, Banias serviu como local de culto ao deus Pan (originando o nome da cidade, conhecida anteriormente como "Paneas"). O assentamento atingiu seu auge no período romano primitivo, quando Herodes, o Grande, e seu filho Filipe II reconstruíram inteiramente a cidade e a chamaram de Cesaréia de Filipe.

Foi no período romano que, segundo a Bíblia, aconteceu a passagem entre Jesus e Pedro. Na época bizantina, uma igreja foi erguida próxima à nascente. Em 1129, os cruzados ergueram uma fortificação na cidade para torná-la uma base militar com o objetivo de atacar e conquistar Damasco. Mas isso durou pouco, pois os muçulmanos conquistaram a cidade em 1132 d.C. 

Fontes
Autoridade de Antiguidades de Israel
Imagens
Yaniv Berman e Dafna Gazit/Autoridade de Antiguidades de Israel/Divulgação