Equipe do HISTORY encontra pedaços do ônibus espacial Challenger no fundo do mar
Enquanto fazia filmagens para um novo programa, uma equipe do HISTORY encontrou pedaços do ônibus espacial Challenger na costa da Flórida, nos Estados Unidos. A espaçonave explodiu logo após a decolagem em um trágico acidente no ano de 1986. A NASA analisou as imagens e confirmou que os destroços pertencem ao veículo.
Descoberta histórica
A descoberta marca a primeira grande descoberta de destroços do ônibus espacial Challenger em mais de 25 anos. Os pedaços foram localizados enquanto a equipe fazia imagens submarinas para a nova série “The Bermuda Triangle: Into Cursed Waters" (ainda sem título em português). Os mergulhadores notaram um grande objeto coberto parcialmente por areia no fundo do mar.
What they uncover off the coast of Florida, outside of the Triangle, marks the first discovery of wreckage from the 1986 Space Shuttle Challenger in more than 25 years. Don’t miss the premiere of The Bermuda Triangle: Into Cursed Waters on Tuesday, November 22 at 10/9C. pic.twitter.com/LWUoFXxEnK
— HISTORY (@HISTORY) November 10, 2022
A proximidade com o Centro Espacial Kennedy, juntamente com a construção moderna do item e a presença de ladrilhos quadrados, levaram a equipe a entrar em contato com a NASA, que confirmou a origem dos destroços. “A descoberta histórica e emocionante deste artefato da Challenger por nossa incrível equipe reforça a missão do HISTORY Channel de preservar locais e histórias importantes de nossa herança nacional”, disse Eli Lehrer, vice-presidente executivo e chefe de programação da rede.
O ônibus espacial Challenger explodiu no dia 28 de janeiro de 1986, em sua décima missão. O acidente causou a morte de seus sete tripulantes. A espaçonave se desintegrou 73 segundos após o lançamento, no Centro Espacial Kennedy. “Esta descoberta nos dá a oportunidade de fazer uma pausa mais uma vez, louvar os legados dos sete pioneiros que perdemos e refletir sobre como essa tragédia nos mudou”, disse Bill Nelson, administrador da NASA.