Esposa do piloto do submarino Titan é descendente de vítimas do Titanic
A equipe de busca ao submersível Titan, que desapareceu ao explorar os destroços do Titanic, encontrou nesta quinta-feira (22/06) restos consistentes com uma implosão da embarcação. As cinco pessoas que estavam a bordo morreram na tragédia, segundo a OceanGate, empresa proprietária do veículo. Coincidentemente, a esposa de Stockton Rush, diretor-executivo da OceanGate e piloto do submarino, é descendente de vítimas do naufrágio do Titanic.
Wendy Rush, que se casou com Stockton em 1986, é tataraneta do magnata do varejo Isidor Straus (um dos donos da loja Macy's) e sua esposa, Ida. Segundo o New York Times, eles faziam parte do grupo de mais de 1.500 pessoas que morreram durante a viagem inaugural do Titanic, em 1912. O casal, que estava Viajando de primeira classe de volta para casa nos Estados Unidos, vindo de sua Alemanha natal, foi visto pela última vez por sobreviventes juntos no convés de mãos dadas antes de serem arrastados para o mar por uma onda.
“Na noite de 14 de abril, depois que o Titanic atingiu o iceberg, Isidor e Ida foram direcionados para o bote salva-vidas oito. No entanto, o idoso Isidor recusou-se a embarcar no bote salva-vidas enquanto havia homens mais jovens sendo impedidos de embarcar”, de acordo com os Arquivos Nacionais do Reino Unido. “Ida também se recusou a entrar no bote salva-vidas dizendo: ‘Aonde você for, eu vou’. Sua empregada Ellen foi colocada no bote salva-vidas e recebeu de Ida seu casaco de pele, que disse que a peça não tinha mais utilidade para ela".
Minnie Straus Weil, filha deles, era bisavó da esposa do piloto do submarino Titan. Além de Stockton, de 61 anos, outras quatro pessoas morreram na embarcação: o empresário paquistanês Shahzada Dawood, de 48 anos; o estudante Suleman Dawood (filho de Shahzada), de 19 anos; o bilionário e explorador britânico Hamish Harding, de 58 anos, e Paul-Henry Nargeolet, de 77 anos, ex-comandante da Marinha Francesa e especialista no naufrágio do Titanic.