Estátuas romanas são encontradas durante construção de ferrovia na Inglaterra
Arqueólogos que trabalham em um projeto de construção de uma estrada vila de Stoke Mandeville, na Inglaterra, encontraram espetaculares estátuas romanas em bom estado de preservação. O Império Romano ocupou uma parte da Grã-Bretanha entre 43 d.C. e 410 d.C. A descoberta foi classificada de "espantosa" pelos especialistas.
Mausoléu romano
As estátuas foram encontradas na fase final de escavações das ruínas de uma igreja normanda construída sobre um mausoléu romano. À medida que cavavam, os arqueólogos descobriram três bustos de pedra que são estilisticamente romanos. Dois deles são compostos por uma cabeça e um torso, enquanto o outro possui apenas a cabeça. As estátuas parecem representar uma mulher e um homem, com uma cabeça adicional de criança.
Além das estátuas, um jarro romano de vidro hexagonal incrivelmente bem preservado também foi descoberto. Apesar de estar enterrado há mais de um milênio, o artefato ainda tinha grandes pedaços intactos. No local, os pesquisadores também encontraram telhas, gesso de parede pintado e urnas de cremação romanas.
“Para nós, terminar a escavação com essas descobertas totalmente surpreendentes é muito mais do que emocionante. As estátuas são excepcionalmente bem preservadas, e você realmente tem uma impressão de como eram as pessoas que elas representam - literalmente, olhar para os rostos do passado é uma experiência única", disse Rachel Wood, arqueóloga que liderou o trabalho.