Família encontra tesouro viking ao procurar brinco no quintal de casa na Noruega
Tesouros vikings parecem estar brotando do chão na Noruega. Recentemente, uma família encontrou no quintal de casa o túmulo de um guerreiro contendo armas e joias. Agora, algo semelhante voltou a acontecer: ao procurar um brinco perdido, outra família descobriu relíquias do funeral de uma aristocrata daquele povo escandinavo.
Broches de bronze
Usando um detector de metais para tentar achar o brinco, a família Aasvik captou um sinal vindo debaixo de uma árvore nos fundos de sua casa. Quando eles cavaram, descobriram dois broches de bronze que, segundo os especialistas, já foram cobertos de ouro no passado. Os artefatos podem ser os primeiros achados da Era Viking (793 a 1066 d.C.) na ilha de Jomfruland, disse a arqueóloga Vibeke Lia, do Conselho do Condado de Vestfold e Telemark, ao site Live Science.
Os arqueólogos acreditam que o túmulo pertencia a uma mulher da aristocracia. O maior artefato encontrado na sepultura é um broche de formato oval que teria sido usado em um vestido frente única, para prender as alças na frente, segundo Lia. Esses adereços costumam ser encontrados nos túmulos de mulheres vikings.
Os dois broches são decorados com intrincadas gravuras de animais e padrões geométricos. Ambos são feitos de bronze e apresentam vestígios de que foram folheados a ouro. As características dos ornamentos indicam que eles remontam ao século IX.