Inicio

Fóssil de dinossauro de 75 milhões de anos é encontrado durante obras na Espanha

Segundo os pesquisadores, trata-se de um dos esqueletos de saurópode mais completos já descobertos na Europa
Por History Channel Brasil em 05 de Setembro de 2024 às 15:47 HS
Fóssil de dinossauro de 75 milhões de anos é encontrado durante obras na Espanha-0

Uma nova espécie de dinossauro foi identificada a a partir de fósseis encontrados durante obras de construção de um trem de alta velocidade entre Madri e Levante, na Espanha. Batizado de Qunkasaura pintiquiniestra, o animal viveu há cerca de 75 milhões de anos na região de Cuenca. Um estudo sobre a descoberta foi publicado na revista científica Communications Biology.

Grupo de saurópodes

O paleontólogo português Pedro Mocho, líder do estudo, destaca que a descoberta do Qunkasaura pintiquiniestra é especialmente relevante. "Este estudo permitiu-nos identificar pela primeira vez a presença de duas linhagens distintas de saltassauroides na mesma localidade fóssil", explicou. Ele ressalta que, enquanto a linhagem Lirainosaurinae era já conhecida na região, o Qunkasaura faz parte de um grupo de saurópodes que teria chegado à Península Ibérica mais tardiamente.

Qunkasaura pintiquiniestra
Reconstituição do Qunkasaura pintiquiniestra (Imagem: José Antonio Peñas Artero, via Universidade de Lisboa e EurekAlert

O fóssil de Qunkasaura pintiquiniestra, encontrado em 2007, mas identificado apenas agora, é um dos esqueletos de saurópode mais completos já encontrados na Europa, composto por vértebras e partes da cintura pélvica e membros. A estrutura única das vértebras caudais oferece novas informações sobre os dinossauros da Península Ibérica, um grupo ainda pouco compreendido pela ciência.

O estudo também propõe a criação de um novo grupo de titanossauros, chamado Lohuecosauria, que inclui as duas linhagens descobertas em Lo Hueco. Parte do esqueleto de Qunkasaura já está em exibição no Museu de Paleontologia de Castilla-La Mancha, em Cuenca, na Espanha.

Fontes
Universidade de Lisboa, via EurekAlert
Imagens
GBE-UNED, via Universidade de Lisboa e EurekAlert