Descoberta de fóssil nos EUA pode reescrever a história do início da Era dos Dinossauros
Fósseis de um animal extinto encontrados em Nevada, nos Estados Unidos, podem reescrever a história da vida nas costas durante o início da Era dos Dinossauros. Trata-se de uma espécie previamente desconhecida batizada de Benggwigwishingasuchus eremicarminis, aparentada dos crocodilos modernos. Um estudo sobre a descoberta foi publicado na revista científica Biology Letters.
Descoberta surpreendente
De acordo com os pesquisadores, a nova espécie revela que, enquanto os gigantes ictiossauros dominavam os oceanos, os pseudosuquianos, parentes antigos dos crocodilos, dominavam as costas ao redor do mundo entre 247,2 e 237 milhões de anos atrás, durante o Triássico Médio. Os fósseis foram encontrados em uma localidade conhecida pelos restos de criaturas marinhas, como os grandes ictiossauros e amonites.
A descoberta do B. eremicarminis deixou os pesquisadores surpresos. "Nossa primeira reação foi: O que diabos é isso?", disse Nicole Klein, pesquisadora da Universidade de Bonn, na Alemanha e a coautora do estudo. "Esperávamos encontrar répteis marinhos. Não conseguíamos entender como um animal terrestre poderia acabar tão longe no mar, entre os ictiossauros e amonites", completou.
Embora fósseis de pseudosuquianos tenham sido encontrados nas margens do antigo Oceano Tétis, este é o primeiro representante costeiro do Oceano Panthalássico e do hemisfério ocidental. "Esta nova espécie emocionante demonstra que os pseudosuquianos estavam ocupando habitats costeiros globalmente durante o Triássico Médio", disse Nate Smith, autor principal do estudo e diretor do Instituto do Dinossauro no Museu de História Natural de Los Angeles.