Imortalizada no filme Titanic, famosa grade do navio desmorona no fundo do mar
A empresa RMS Titanic concluiu sua nona expedição aos destroços do célebre navio que afundou em 1912. Novas imagens feitas durante os trabalhos revelam que a grade que cercava o convés da proa perdeu uma seção de cerca de 4,5 metros no lado de bombordo. A última vez que essa parte do embarcação foi vista, em 2010, ela permanecia milagrosamente intacta, após quase um século do naufrágio mais famoso da história.
Cena emblemática
A parte que caiu no fundo do mar é reconhecida por milhões de pessoas ao redor do mundo por ter sido imortalizada em duas das cenas mais emblemáticas de "Titanic", o filme de 1997 de James Cameron. É o local onde Jack (Leonardo DiCaprio) grita "sou o rei do mundo" e, mais tarde, ensina Rose (Kate Winslet) a "voar".
"A proa do Titanic é simplesmente icônica – você tem todos esses momentos na cultura pop – e é nisso que você pensa quando lembra do naufrágio. E não é mais assim que ela parece", disse Tomasina Ray, diretora de coleções da RMS Titanic Inc, em entrevista à BBC. Segundo ela, não é possível saber quanto tempo vai levar até que o navio seja totalmente destruído. Enquanto isso, a empresa monitora a deterioração durante suas expedições.
Na mesma exploração, a equipe conseguiu localizar uma estatueta de bronze de 60 centímetros da deusa romana Diana. Sabe-se, por fotos da época, que essa escultura era a peça central sobre a lareira no luxuoso salão de primeira classe do navio. A obra foi baseada na Diana de Versalhes original, exibida no Museu do Louvre, em Paris.