Impressionante escultura que representa a cabeça de Zeus é encontrada na Turquia
Durante escavações na Turquia, arqueólogos encontraram uma escultura impressionante que representa a cabeça do deus grego Zeus. A descoberta foi feita na antiga cidade de Afrodisias, conhecida por suas excepcionais estátuas de mármore. O Ministério da Cultura do país classificou o achado como "singular".
Efeito realista
A colossal escultura de mármore, que permaneceu enterrada por séculos, foi encontrada perto da superfície, a 50 metros a oeste do Templo de Afrodite. A cabeça de Zeus, com barba, mede 66 centímetros de altura e foi esculpida entre os séculos II e III d.C. a partir de um único bloco de mármore. Trabalhos preliminares de limpeza e conservação revelaram detalhes intricados, destacando a maestria dos renomados escultores da cidade.
Aphrodisias'ta benzersiz bir keşif: Kolosal Zeus Başı!💫
— Mehmet Nuri Ersoy (@MehmetNuriErsoy) July 30, 2024
Yüzyıllar sonra gün ışığıyla yeniden buluşan mermer baş, Yunan mitolojisinde en güçlü ve önemli tanrı olan Zeus’un ihtişamını sergiliyor.
Aphrodite Tapınağı'nın 50 metre batısında bulunan bu önemli eser, saç ve sakaldaki… pic.twitter.com/Re0C1JOwS7
"O magnífico trabalho de perfuração no cabelo e na barba pertence a um dos melhores ateliês de escultura de Afrodísias. A sofisticada representação da impressionante imagem divina confere à cabeça um efeito poderoso. A técnica delicada, emprestada da escultura de retrato, é usada aqui para dar à imagem clássica de Zeus um efeito mais realista e contemporâneo, como se ele fosse um deus respirando", diz um comunicado do Ministério da Cultura da Turquia.
Afrodísias era conhecida em todo o Império Romano pelas suas esculturas de mármore. Os artesãos da cidade eram muito procurados em importantes centros como Sardis, Stratonikeia, Laodiceia, Constantinopla e Roma. Seu trabalho, que incluía esculturas e estátuas de deuses, além de figuras dionisíacas. As peças se destacavam pelos altos níveis de habilidade artesanal nos estilos helenístico e romano.