Incrível manopla medieval é encontrada na Suíça
Durante escavações perto do Castelo de Kyburg em Pfäffikon, na Suíça, arqueólogos encontraram uma incrível manopla (luva de ferro que fazia parte de uma armadura) medieval. Os pesquisadores acreditam que a peça seja datada do século XIV. Apesar de ter mais de 500 anos, o artefato está em bom estado de conservação.
Achado raro
A manopla, feita para ser usada na mão direita, tem cerca de 35 centímetros de comprimento. A peça apresenta placas de ferro individuais que ficam umas sobre as outras e são unidas por rebites laterais. Segundo os arqueólogos, a manopla era fixada em algum tipo de material flexível como couro, permitindo que seu usuário pudesse fechar o punho ou segurar uma espada.
“As manoplas anteriormente conhecidas de museus e coleções datam principalmente do século XV, no mínimo. No entanto, exemplares mais antigos do século XIV são extremamente raros”, diz um comunicado do distrito de Zurique. “Até agora, apenas cinco outras manoplas deste período foram encontradas durante escavações arqueológicas na Suíça, embora nenhuma dessas peças esteja tão bem preservada e mostre tantos detalhes de design e decoração quanto a manopla de Kyburg”.
No local, os arqueólogos também encontraram um martelo, uma pinça, um alicate, chaves, facas e pedaços da manopla esquerda. O assentamento de Kyburg se desenvolveu em torno do castelo, que durante o período medieval era conhecido como Chuigeburch (que significa “forte das vacas”). A edificação é hoje um dos mais extensos complexos de castelos medievais da Suíça