"Sensação arqueológica": ruínas do Império Romano são encontradas na Suíça

Pesquisadores encontraram as ruínas de uma muralha do Império Romano durante escavações em Cham, na Suíça. Acredita-se que a estrutura tenha sido erguida há cerca de dois mil anos. A descoberta foi classificada pelos especialistas como uma "sensação arqueológica".
De acordo com os pesquisadores, a muralha protegia um complexo de edifícios romanos. Durante as escavações, os pesquisadores também encontraram pedaços de uma parede de gesso, pregos de ferro, fragmentos de ouro (possivelmente de joias), e itens como tigelas, copos, louças e jarros de cerâmica conhecidos como ânforas. Além disso, foram descobertas várias moedas de cobre e bronze, incluindo um denário de prata cunhado por Júlio César no século I a.C., que representa um elefante pisoteando uma criatura que pode ser uma cobra ou um dragão.

As paredes da muralha se estendem por uma área de pelo menos 500 metros quadrados. Mas os pesquisadores não sabem ainda como os romanos usaram o local. De acordo com Christa Ebnöther, professora de arqueologia na Universidade de Berna, o complexo pode ter sido uma vila ou um templo. Mas os artefatos descobertos indicam que o local era utilizado por pessoas da elite.
“Edifícios romanos de dimensões semelhantes foram escavados pela última vez em Cham-Heiligkreuz há quase 100 anos”, disse Gishan Schaeren, chefe do Departamento de Pré-história e Arqueologia Proto-histórica. "Também ficamos surpresos com o fato de os tijolos superiores serem visíveis acima do solo", completou.