Mais antigo relato sobre um eclipse solar é encontrado em texto hindu de 6 mil anos
Astrônomos identificaram o mais antigo relato de um eclipse solar total em um texto hindu de cerca de 6 mil anos, superando em milênios as menções anteriores. A descoberta foi feita ao analisarem o Rigueveda, uma antiga escritura sagrada da Índia, que até então era conhecido por compilar hinos e ensinamentos filosóficos. Um estudo sobre o achado foi publicado no periódico Journal of Astronomical History and Heritage.
Período de escuridão
A linguagem simbólica e alegórica do Rigueveda sempre dificultou a distinção entre mito e história. No entanto, dois astrônomos, Mayank Vahia, do Instituto Tata de Pesquisa Fundamental, e Mitsuru Soma, do Observatório Astronômico Nacional do Japão, acreditam ter encontrado menções a um eclipse solar total, relatadas como um período de escuridão e mistério que envolveu o Sol, sugerindo que "seres malignos" teriam feito "desaparecer suas artes mágicas".
A investigação também identificou que o eclipse mencionado ocorreu quando o equinócio vernal estava em Órion, poucos dias antes de um equinócio de outono, e que o fenômeno foi visível na região onde viviam os autores do Rigueveda. Somente dois períodos possíveis se encaixam nesses critérios: 22 de outubro de 4202 a.C. e 19 de outubro de 3811 a.C.
Anteriormente, os registros mais antigos de um eclipse estavam em uma tábua de argila, encontrada na Síria, que registrou um desses fenômenos em 1375 a.C. ou 1223 a.C.; e uma gravação em pedra na Irlanda que pode se referir a um eclipse em 3340 a.C. Essa descoberta não só estabelece uma nova referência temporal para o mais antigo registro de um eclipse, como também destaca o fascínio que esses eventos celestes exerciam sobre as civilizações antigas.