Inicio

Mais antigo vinho em forma líquida é encontrado em tumba romana na Espanha

Bebida de dois mil anos estava dentro da estrutura descoberta por uma família durante reforma em casa
Por History Channel Brasil em 19 de Junho de 2024 às 12:48 HS
Mais antigo vinho em forma líquida é encontrado em tumba romana na Espanha-0

Pesquisadores da Universidade de Córdoba, na Espanha, identificaram o vinho mais antigo já encontrado em forma líquida. Datada de dois mil anos, a substância foi encontrada em uma urna funerária em Carmona, na Andaluzia, juntamente com restos cremados de um homem romano. Um estudo sobre a descoberta foi publicado no periódico Journal of Archaeological Science: Reports.

Descoberta acidental

A descoberta do líquido aconteceu em 2019, quando uma família encontrou uma tumba intacta do Império Romano durante reformas em sua casa. Escavada na rocha, ela manteve-se preservada devido ao seu design e à sorte de não ter sido saqueada ao longo dos milênios. A estrutura continha oito nichos funerários, com urnas de diferentes materiais, cada uma contendo restos cremados, sendo que duas estavam inscritas com os nomes Hispanae e Senicio.

Liderada pelo químico José Rafael Ruiz Arrebola, a análise revelou que o líquido é um vinho local, similar ao xerez. O pesquisador confirmou a autenticidade do vinho e sua similaridade com os vinhos andaluzes atuais. A substância adquiriu uma coloração marrom-avermelhada devido a reações químicas ao longo dos séculos.

A análise química confirmou a presença de polifenóis típicos de vinho branco, corroborando os mosaicos romanos locais que retratam a produção desse tipo de bebida. Embora tenha havido a tentação de provar a bebida, a equipe optou por não fazê-lo devido à sua longa exposição aos restos humanos cremados. "Eu preferiria que alguém mais o experimentasse primeiro," brincou Ruiz Arrebola.

Fontes
The Guardian
Imagens
Juan Manuel Román/Universidade de Córdoba/Divulgação