Misteriosa necrópole da Idade da Pedra é encontrada na Finlândia
Cientistas da Universidade de Oulu, na Finlândia, publicaram um estudo na revista Antiquity revelando a existência de um misterioso cemitério da Idade da Pedra nas florestas do norte da Finlândia. De acordo com os especialistas, há possibilidade de existirem mais de 200 sepulturas no local, onde cerca de 300 pessoas podem ter sido enterradas. Apesar disso, nenhum osso humano foi encontrado na necrópole, o que surpreendeu os pesquisadores.
Ausência de restos humanos
Os primeiros achados arqueológicos na área remontam a 1959, quando trabalhadores descobriram por acaso ferramentas de pedra enterradas perto do Golfo de Bótnia, a cerca de 80 quilômetros ao sul do Círculo Polar Ártico. Por décadas, o local não recebeu a devida atenção, mas agora um novo grupo de arqueólogos descobriu sua verdadeira importância. Estima-se que a necrópole, uma das maiores da pré-história europeia, tenha aproximadamente 6.500 anos.
The near-arctic #Stone_Age cemetery of Tainiaro in Finland is far larger than previously believed. Researchers estimate that there are at least 120 graves at Tainiaro, and the actual number could be even over two hundred. #archaeology https://t.co/8RsxGxKf6v pic.twitter.com/vTk5n45a2J
— Archaeology & Arts (@archaiologia_en) December 5, 2023
Mas por que o cemitério não contém restos humanos? Segundo os pesquisadores, os corpos são decompostos rapidamente devido à acidez do solo do local. No entanto, os cientistas acreditam que o local seja uma necrópole porque a forma das sepulturas é a típica forma retangular observada em outros cemitérios da época.
No local, também foram encontrados artefatos, como ferramentas de pedra e fragmentos de cerâmica. "A ideia de que parece ter existido um grande cemitério próximo ao Círculo Polar Ártico deveria nos fazer reconsiderar nossas impressões sobre o norte e seu lugar periférico na pré-história mundial", concluiu Aki Hakonen, diretor da equipe científica que fez a descoberta.