Moeda de ouro celta com mais de 2 mil anos é encontrada na Alemanha
Uma rara moeda celta foi encontrada por um arqueólogo amador na cidade de Denklingen, na Alemanha. Segundo a Coleção Arqueológica Estadual da Baviera, essa peça de ouro é conhecida como "taça do arco-íris" devido a seu peculiar formato curvado. Os pesquisadores estimam que o artefato tenha sido cunhado há mais de dois mil anos.
"Filhos do domingo"
A moeda apresenta em sua parte côncava o desenho de uma estrela de quatro pontas cercada por arcos. "A estrela é talvez um símbolo dos quatro pontos cardeais, os arcos devem ser entendidos como sinais do horizonte e do nascer e pôr da lua", aponta Bernward Ziegaus, curador do departamento de numismática da Coleção Arqueológica, em entrevista ao site Live Science.
Apenas três taças do arco-íris com o desenho da estrela são conhecidas. Seu nome deriva da lenda que diz que essas moedas são, na verdade, gotas de ouro que caem na terra no final de um arco-íris. “Outra lenda sobre essas moedas celtas diz que elas só podem ser encontradas por filhos do domingo (pessoas nascidas nesse dia da semana)”, disse Ziegaus. Curiosamente, a pessoa que descobriu a peça realmente nasceu em um domingo, de acordo com o especialista.
De acordo com os pesquisadores, a moeda pesa cerca de dois gramas e não tem grande valor monetário atualmente. No entanto, ela provavelmente tinha um alto poder de compra na época em que foi usada, em algum período entre os séculos II e I a.C. O arqueólogo amador doou a peça à Coleção Arqueológica Estadual da Baviera e ela será exibida em um museu local.