Ouça a música mais antiga do mundo e conheça a incrível história por trás dela
Na década de 1950, arqueólogos fizeram uma incrível descoberta durante escavações na antiga cidade de Ugarit, situada no atual território da Síria. Lá, os pesquisadores se depararam com uma tabuleta de argila contendo a peça de música mais antiga já encontrada. Acredita-se que a melodia tenha sido escrita há mais de 3400 anos.
Hino Hurrita N°6
Essa música é um hino dos hurritas (povo que vivia no no extremo norte da região da Mesopotâmia) dedicado à Nikkal, deusa dos pomares. O texto da tabuleta de argila especifica nove cordas de lira e os intervalos entre elas (em um formato semelhante a uma tablatura de guitarra). A notação é essencialmente um conjunto de instruções para intervalos e afinação com base em uma escala diatônica heptatônica.
Anne Kilmer, professora emérita de Assiriologia da Universidade da Califórnia, passou 15 anos pesquisando o texto até conseguir transcrevê-lo em notação musical moderna, em 1972. Embora cerca de 29 textos musicais tenham sido descobertos em Ugarit, apenas este estava suficientemente bem preservado para permitir sua reconstrução musical. A peça foi batizada de "Hino Hurrita N°6".
O texto na tabuleta também contém a letra da música. A primeira tentativa de traduzi-la foi feita em 1977 por Hans-Jochen Thiel, servindo de base para outras interpretações. A letra diz algo como:
"Uma vez que eu tenha amado a divindade, ela me amará em seu coração,
A oferta que trago talvez possa cobrir totalmente o meu pecado,
Trazer óleo de gergelim pode funcionar a meu favor enquanto eu a admiro"