Papiro de 16 metros contendo feitiços do Livro dos Mortos é encontrado no Egito
Arqueólogos anunciaram a descoberta de um papiro de 16 metros de comprimento na necrópole de Saqqara, no Egito. Segundo Mostafa Waziri, secretário-geral do Conselho de Antiguidades do país, o artefato contém feitiços do Livro dos Mortos. Os pesquisadores disseram ainda que é primeira vez que um pergaminho do tipo é descoberto em cem anos.
"Papiro de Waziri"
O papiro foi encontrado em 2022, durante escavações que revelaram mais de 250 sarcófagos bem preservados. Os cientistas inicialmente acreditavam que o antigo pergaminho media apenas nove metros, mas depois de ter sido totalmente restaurado e traduzido, ficou claro que media 16 metros. O artefato, batizado de "Papiro de Waziri", será exposto no Museu Egípcio.
O Livro dos Mortos consiste em uma série de textos elaborados pelos antigos egípcios para servir como um guia para a vida após a morte. Nos escritos, são encontrados uma série de sortilégios mágicos que ajudariam os falecidos a passar pelo julgamento de Osíris, auxiliá-los em sua jornada pelo mundo subterrâneo e migrar para outra vida. No início, os egípcios grafavam os textos nas paredes das tumbas, no entanto, em períodos posteriores, eles passaram a registrar os escritos no linho usado para embrulhar os corpos mumificados.
O papiro foi descoberto dentro de um dos sarcófagos escavados em Saqqara. Esse sítio arqueológico é importante porque no passado o local serviu como necrópole de Mênfis, capital do antigo Egito. Os egípcios enterraram seus mortos ali durante cerca de três mil anos. Não apenas nobres eram sepultados ali, mas também membros da classe trabalhadora.