Por que 31 de outubro é considerado o Dia das Bruxas?
O Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas, tem suas raízes em tradições antigas que começaram há mais de dois mil anos. Sua história é uma mistura de influências culturais e religiosas que sofreram uma série de mudanças e adaptações ao longo do tempo. Mas você sabe por que a data é comemorada em 31 de outubro?
Origem do Halloween
A origem do Halloween pode ser traçada até o festival celta chamado Samhain, que era comemorado no final de outubro, coincidindo com o fim da temporada de colheita e o início do inverno. Os celtas viveram há cerca de dois mil anos, principalmente na área que hoje é a Irlanda, o Reino Unido e o norte da França. O Samhain marcava a virada do ano desse povo: eles acreditavam que durante aquela época os espíritos dos mortos retornavam à Terra e os vivos podiam se comunicar com eles.
O festival era uma celebração da natureza, mas também carregava uma conotação sombria devido à crença de que os espíritos poderiam causar problemas e prejudicar as colheitas. Além disso, os celtas acreditavam que a presença dessas entidades sobrenaturais tornava mais fácil para os druidas (sacerdotes), fazerem previsões sobre o futuro. Para um povo inteiramente dependente dos humores da natureza, essas profecias eram uma importante fonte de conforto durante o longo inverno.
Por volta de 43 d.C., o Império Romano conquistou a maior parte do território celta. Ao longo dos 400 anos em que governaram as terras celtas, dois festivais de origem romana se fundiram com a tradicional celebração celta do Samhain. Um deles era conhecido como Feralia, um dia no final de outubro em que os romanos tradicionalmente lembravam seus mortos. O outro era a celebração em homenagem a Pomona, a deusa romana das frutas e das árvores.
No século VIII, a Igreja Católica instituiu o Dia de Todos os Santos em 1º de novembro, seguido pelo Dia de Finados em 2 de novembro. O objetivo era cristianizar as tradições pagãs e substituir o Samhain. Como resultado, o Halloween começou a ser celebrado na noite anterior ao Dia de Todos os Santos (31 de outubro), conhecida como "All Hallows' Eve" (Véspera de Todos os Santos, em tradução livre), que eventualmente se transformou na palavra "Halloween".
A imigração irlandesa para os Estados Unidos no século XIX ajudou a popularizar o Halloween no país, onde a festividade foi gradualmente adotada e transformada. Os norte-americanos desenvolveram suas próprias tradições, como a decoração de abóboras e fantasias assustadoras. No fim do século XX e início do XXI, a festa passou a ser cada vez mais celebrada em outros lugares do mundo por influência da cultura dos EUA.