Inicio

Prefeito de cidade mexicana se casa com jacaré em cerimônia tradicional

A "noiva", uma fêmea chamada Princesinha, compareceu vestida de véu e grinalda
Por History Channel Brasil em 04 de Julho de 2022 às 12:49 HS
Prefeito de cidade mexicana se casa com jacaré em cerimônia tradicional-0

A cidade de San Pedro Huamelula, no México, parou para acompanhar o casamento de seu prefeito, Victor Hugo Sosa. O inusitado é que a "noiva" do político é uma fêmea de jacaré. A cerimônia faz parte de uma tradição indígena local que tem o objetivo de pedir aos deuses a abundância de chuva e alimentos.

Jacaré de véu e grinalda

A jacaré de sete anos, batizada de Princesinha, compareceu ao casamento vestida de véu e grinalda. Durante a cerimônia, ela foi carregada no colo por Sosa. Para evitar qualquer acidente, a boca do animal foi amarrada.

O estado de Oaxaca, no sul do México, é rico em cultura indígena e abriga diversos grupos descendentes de pessoas que viviam na região antes da colonização espanhola. Essas populações mantiveram suas próprias línguas e tradições vivas até hoje. Segundo o costume, o jacaré representa a Mãe Terra e seu casamento com o líder local simboliza a união dos humanos com o divino.

O ritual de casamento do jacaré ocorre todos os anos em San Pedro Huamelula. Acredita-se que a tradição remonte aos tempos pré-hispânicos e tenha origem nas comunidades indígenas Chontal e Huave. A cerimônia mistura tradições indígenas com elementos do catolicismo.

Fontes
Newsweek
Imagens
iStock