Quarta-Feira de Cinzas é feriado? Por que trabalha-se apenas meio período?
Uma dúvida costuma surgir na cabeça de muita gente todos os anos: a Quarta-Feira de Cinzas é feriado? Por que costuma-se trabalhar apenas meio período no dia após o fim do Carnaval? Na verdade, a questão é mais cultural do que trabalhista.
Em primeiro lugar, nem mesmo o Carnaval é feriado nacional. Na maioria dos lugares do país, a terça-feira é geralmente considerada como ponto facultativo (quando o empregador pode decidir se dará ou não o dia de folga aos seus colaboradores). Caso haja folga, culturalmente costuma-se emendar a segunda-feira, assim como a manhã de Quarta-Feira de Cinzas. Isso não é estipulado pelas leis trabalhistas, mas negociado entre patrões e empregados.
Significado da Quarta-Feira de Cinzas
A Quarta-Feira de Cinzas marca o primeiro dia da Quaresma. Para os católicos, a data marca o início de um período litúrgico de 40 dias dedicado à oração, ao jejum e à reflexão. É, também, uma época de preparação para a Páscoa, festa da Igreja que comemora a ressurreição de Jesus Cristo.
Biblicamente, o número quarenta tem um significado importante: foram quarenta anos que o povo hebreu passou no deserto e foram quarenta dias que Jesus passou no deserto em purificação. Na Quarta-Feira de Cinzas, a Igreja Católica realiza a missa de cinzas. Na celebração, as cinzas provenientes da queima dos ramos do Domingo de Ramos do ano anterior são misturadas à água benta para que o padre faça o sinal da cruz nos fiéis proclamando: "Recorda-te que és pó e em pó te hás de tornar".