Inicio

Raras ruínas de antiga prisão do Império Romano são encontradas na Grécia

Pesquisador encontrou textos grafitados que traziam diversas queixas dos prisioneiros sobre o local
Por History Channel Brasil em 20 de Agosto de 2024 às 13:10 HS
Raras ruínas de antiga prisão do Império Romano são encontradas na Grécia-0

As ruínas de uma prisão do Império Romano podem ter sido encontradas na cidade histórica de Corinto, na Grécia. No local, foram descobertos textos grafitados que traziam diversas queixas dos prisioneiros sobre as condições do local, que funcionava há cerca de 1.600 anos. Um estudo sobre a descoberta foi publicado no periódico Hesperia.

Poucas evidências de prisões romanas

Matthew Larsen, arqueólogo e professor da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, escreveu no estudo que "prisões devem ter existido em quase todas as cidades romanas, pelo menos naquelas que possuíam um fórum". No entanto, esses vestígios arqueológicos têm se mostrado extremamente difíceis de identificar. "Há poucas evidências de como seria uma prisão romana ou onde ela estaria localizada", escreveu o pesquisador.

Larsen identificou a prisão ao examinar o local, seus grafites e registros de uma escavação feita em 1901. O local data da época em que o Império Romano controlava a região e muitas pessoas ali haviam se convertido ao cristianismo. Feitos no piso do local, os textos grafitados apresentam queixas escritas em grego, como "que a fortuna daqueles que sofrem neste lugar sem lei prevaleça. Senhor, não tenha misericórdia de quem nos jogou aqui".

No local, também foram identificados restos de jarros e lamparinas no corredor leste da prisão. Esses itens teriam sido usados para fornecer água e luz aos prisioneiros. Também há evidências da presença de uma pequena latrina em uma das câmaras da prisão, que pode ter sido usada pelos prisioneiros ou pelos guardas.

Fontes
Live Science
Imagens
istock