Raro artefato da Idade do Bronze é encontrado com detector de metais na Inglaterra
Ao usar um detector de metais para vasculhar um terreno em Nottinghamshire, na Inglaterra, um caçador de tesouros amador se deparou com um raro artefato da Idade do Bronze. Segundo pesquisadores, a peça de ouro descoberta por Jonathan Needham tem cerca de três mil anos. Apenas sete outros objetos como esse foram encontrados no Reino Unido.
"Fivela de roupa"
Needham disse que a princípio não sabia o que havia encontrado e pensou que fosse uma maçaneta de gaveta de alumínio desbotado. Ele só descobriu do que se tratava depois de ter postado uma foto do objeto nas redes sociais. "Imediatamente as pessoas disseram que era ouro de 3 mil anos e naquele momento pudemos comemorar", disse em entrevista à BBC.
De acordo com Laura Perucchetti e Neil Wilkin, do Museu Britânico, o artefato é uma "fivela de roupa". A peça é formada por um corpo sólido, fundido e em forma de arco, conectando dois terminais em forma de cone. "Pode ter sido usado no corpo para prender a capa, saia ou vestido de uma pessoa importante", disseram os pesquisadores.
Os especialistas disseram ainda que o objeto é um exemplo das ligações culturais entre a Irlanda e Grã-Bretanha durante a Idade do Bronze. Nessa época, os ferreiros irlandeses produziam alguns dos artefatos de ourivesaria mais requintados da Europa.