Inicio

Significado de uma placa de pedra da Idade do Bronze é desvendado após 4 mil anos

Artefato foi encontrado em 1900, mas ficou esquecido por quase um século antes de ser redescoberto
Por History Channel Brasil em 13 de Novembro de 2023 às 14:21 HS
Significado de uma placa de pedra da Idade do Bronze é desvendado após 4 mil anos-0

Cientistas da Universidade da Bretanha Ocidental, do Instituto Nacional de Estudos Arqueológicos Preventivos da França e da Universidade de Bournemouth anunciaram que conseguiram decifrar o significado da "Laje de Saint-Bélec". Trata-se de uma misteriosa placa de pedra com origens que remontam à Idade do Bronze. Aparentemente, o artefato de quatro mil anos é um mapa antigo.

Mapa mais antigo da Europa

A pedra pesa uma tonelada e meia, mede 1,5 metro de comprimento por 1,8 metro de largura, e traz figuras esculpidas em sua superfície que parecem ser montanhas e rios. A peça foi descoberta na França, em 1900, por um historiador local, que, incapaz de decifrá-la, a deixou em seu porão. Em 1924, seus filhos venderam o artefato para o Museu Arqueológico Nacional. Desde então, a placa ficou esquecida até ser resgatada para estudo em 2014.

Segundo os pesquisadores que estudaram a pedra, suas marcas formam um mapa da região da Bretanha, a cerca de 500 quilômetros de Paris. As linhas estariam representando uma área de terra, com campos e túmulos, o que possivelmente indicaria o assentamento de um rei ou chefe da Idade do Bronze. Anteriormente os cientistas já suspeitavam que a pedra fosse o mapa mais antigo da Europa, mas a comprovação só foi possível após novas análises.

"A representação precisa em 3D de parte do relevo - o Vale Odet - e de outros rios, especialmente os meandros do Rio Aulne, foram comparados aos mapas modernos por meio de análises", disse Clement Nicolas do instituto de pesquisa CNRS, em entrevista à Newsweek. Agora, os arqueólogos esperam que esse mapa antigo possa ajudar a desvendar alguns segredos ocultos do mundo antigo.

Fontes
La Nación e Newsweek
Imagens
iStock