Significado de uma placa de pedra da Idade do Bronze é desvendado após 4 mil anos
Cientistas da Universidade da Bretanha Ocidental, do Instituto Nacional de Estudos Arqueológicos Preventivos da França e da Universidade de Bournemouth anunciaram que conseguiram decifrar o significado da "Laje de Saint-Bélec". Trata-se de uma misteriosa placa de pedra com origens que remontam à Idade do Bronze. Aparentemente, o artefato de quatro mil anos é um mapa antigo.
Mapa mais antigo da Europa
A pedra pesa uma tonelada e meia, mede 1,5 metro de comprimento por 1,8 metro de largura, e traz figuras esculpidas em sua superfície que parecem ser montanhas e rios. A peça foi descoberta na França, em 1900, por um historiador local, que, incapaz de decifrá-la, a deixou em seu porão. Em 1924, seus filhos venderam o artefato para o Museu Arqueológico Nacional. Desde então, a placa ficou esquecida até ser resgatada para estudo em 2014.
The team of researchers studying ‘Europe’s oldest map’ plan to use it to discover the lost treasures of the region. The Saint-Belec slab was lost until 2014, when it was rediscovered in the basement of the castle of the man who had first found it.https://t.co/l9ITp1t5V0
— Ancient Origins (@ancientorigins) October 18, 2023
Segundo os pesquisadores que estudaram a pedra, suas marcas formam um mapa da região da Bretanha, a cerca de 500 quilômetros de Paris. As linhas estariam representando uma área de terra, com campos e túmulos, o que possivelmente indicaria o assentamento de um rei ou chefe da Idade do Bronze. Anteriormente os cientistas já suspeitavam que a pedra fosse o mapa mais antigo da Europa, mas a comprovação só foi possível após novas análises.
"A representação precisa em 3D de parte do relevo - o Vale Odet - e de outros rios, especialmente os meandros do Rio Aulne, foram comparados aos mapas modernos por meio de análises", disse Clement Nicolas do instituto de pesquisa CNRS, em entrevista à Newsweek. Agora, os arqueólogos esperam que esse mapa antigo possa ajudar a desvendar alguns segredos ocultos do mundo antigo.