Raro capacete celta do século IV a.C. é encontrado por arqueólogos na Polônia
Arqueólogos encontraram cerca de 300 artefatos históricos, incluindo machados de ferro, joias de bronze e um capacete celta raro do século IV a.C., no sítio arqueológico "Łysa Góra", na Polônia. O elmo, classificado como "único", destaca-se como um exemplo da avançada metalurgia, segundo o responsável pelas escavações, Bartłomiej Kaczyński. Esse é o primeiro artefato do tipo descoberto em território polonês.
Conservação precária
"Quando descobrimos a forma do capacete com seu topo distinto, não tivemos dúvidas de que se tratava de um raro artefato celta", afirmou Kaczyński. Elmos desse período, do estilo lateense, são extremamente raros, o que torna a descoberta ainda mais importante. O artefato tinha originalmente uma calota cônica, terminada com dois pequenos botões e com uma proteção de nuca em arco, decorada com linhas ao longo da borda.
Capacetes similares haviam sido encontrados anteriormente na Áustria. Segundo os pesquisadores, a descoberta muda a compreensão das conexões comerciais e culturais da região da Polônia com o mundo celta na era pré-romana. Além do capacete, outros objetos relacionados à agricultura e criação de animais também foram encontrados, reforçando a importância do local.
Devido ao seu estado de conservação precário, o capacete foi levado para restauração, processo que levará alguns meses. Outros achados do local, datados de escavações das décadas de 1970 e 1980, também serão analisados futuramente.