Inicio

Ruínas de antigo mercado viking são encontradas na Noruega

O local foi descoberto na ilha de Klosteroy, onde foram descobertas construções, moedas e pesos associados ao comércio
Por History Channel Brasil em 01 de Março de 2024 às 13:05 HS
Ruínas de antigo mercado viking são encontradas na Noruega-0

Arqueólogos encontraram na ilha de Klosteroy, na Noruega, os vestígios do que eles acreditam ter sido um antigo mercado viking. Essa descoberta foi possível por meio de um radar de penetração terrestre, que detectou estruturas construídas por humanos. Estima-se que o local tenha sido erguido entre os anos 872 e 930 d.C.

Moedas e pesos

Entre as estruturas, foram identificadas fossas, bem como as fundações de três cais ou casas de barcos. Também foram encontrados indícios de um tipo de habitação em que o piso é escavado abaixo do nível do solo. Esses abrigos eram comuns na Escandinávia medieval durante a Era Viking.

"Nas valas, frequentemente encontramos vestígios de uma superfície de solo. Também pode haver buracos para postes da estrutura de suporte, bem como uma chaminé. Esse design os torna frescos no verão e quentes no inverno. Uma interpretação comum desse tipo de edifícios é que serviam como oficinas associadas à artesanato", afirmou Kristoffer Hillesland, arqueólogo no Museu de Arqueologia da Universidade de Stavanger.

O trabalho de escavação está apenas começando, mas artefatos encontrados anteriormente no local com a ajuda de detectores de metal reforçam a hipótese de que o local era um ponto de comércio. Na mesma região, os especialistas também identificaram montículos funerários, buracos para cozinhar e camadas de terra que sugerem a presença de assentamentos e plantações.

Fontes
Newsweek
Imagens
iStock