Sepultura de líder que viveu em 4800 a.C. é encontrada na Alemanha
Uma descoberta surpreendente foi feita durante as obras de construção de um novo bairro residencial em Exing, na Alemanha. As escavações revelaram um túmulo que remete à Idade da Pedra. Devido à rica ornamentação com oferendas funerárias, acredita-se que seja o túmulo de um líder local que viveu por volta do ano 4800 a.C.
Área importante na Idade da Pedra
Entre as oferendas estão vasos para líquidos e alimentos que simbolizavam provisões para a jornada ao além, além de corantes para pintura corporal. Também foram encontrados no túmulo um machado de pedra e uma ferramenta conhecida como enxó, algo considerado incomum, pois artefatos assim normalmente não são encontrados juntos. Um dente de javali dividido em duas partes também indica o alto status do falecido. Os pesquisadores acreditam que ele poderia ser uma espécie de "prefeito".
Segundo os pesquisadores, a região em torno de Exing já era uma área importante na Idade da Pedra. O local abrigava assentamentos ricos, como Kothingeichendorf, um centro considerado significativo na Europa. “Essa descoberta sensacional (...) nos permite desvendar um pouco mais do nosso passado”, disse Werner Bumeder, administrador distrital.
O esqueleto está agora sendo examinado por uma antropóloga, e fotos especiais estão sendo tiradas para uma visualização em 3D. Em seguida, o distrito e a comunidade local pretendem se empenhar para que esse achado raro permaneça na região.