Tesouro arqueológico é descoberto devido ao degelo de monte no Canadá
Arqueólogos encontraram dezenas de artefatos milenares no Parque Provincial do Monte Edziza, no Canadá. Os objetos foram revelados devido ao derretimento das geleiras do parque após a região ter sofrido com altas temperaturas dos últimos dois invernos. Um estudo sobre os achados foi publicado no periódico Journal of Field Archaeology.
Ferramentas de obsidiana
A descoberta de ferramentas antigas, algumas com sete mil anos, é considerada rara. Isso porque muitas delas são feitas de materiais que não teriam sido preservados em climas mais quentes. Entre os artefatos, estão cajados, uma bota de couro, recipientes feitos de casca de árvore e pele de animal, além de picadores de gelo e machados feitos de osso e obsidiana.
https://t.co/fWaTX7qUuV
— Journal of Field Archaeology (@J_F_Archaeology) November 2, 2023
New #OpenAccess Article: McLaren & colleagues survey ice patches near Mt. Edziza Provincial Park Canada, uncovering +50 well-preserved artifacts spanning 7000 yrs revealing a consistent practice of targeting alpine areas for resource use & harvesting. pic.twitter.com/KPwKRravqq
Pesquisas anteriores já haviam identificado “vastas pedreiras de obsidiana” e artefatos feitos com esse vidro vulcânico no parque, mas o resto da área não havia sido investigado com detalhes. “Todos os artefatos perecíveis foram encontrados em meio a milhões de artefatos de obsidiana”, diz o estudo. As escavações foram lideradas pelo pesquisador Duncan McLaren.
Os artefatos foram levados a um museu na Colúmbia Britânica para “conservação climatizada” e estudos adicionais. O Parque Provincial do Monte Edziza é um complexo vulcânico de extrema importância para o Tahltan, uma das Primeiras Nações indígenas do Canadá. Durante milhares de anos, e ainda hoje, esse povo tem usado a região como território de caça.