Tesouro com mais de 100 mil moedas antigas é encontrado no Japão
Um tesouro contendo cerca de cem mil moedas foi encontrado enterrado na cidade de Maebashi, no Japão. As peças foram descobertas durante escavações de um terreno onde será construída uma fábrica. Até agora, apenas 334 delas foram analisadas por pesquisadores.
"Banliang"
De acordo com o jornal Asahi Shimbun, as moedas foram encontradas em 1.060 maços, sendo que cada um continha cerca de 100 peças. A mais antiga identificada até agora foi cunhada na China no ano 175 a.C. Segundo os pesquisadores, ela contém a inscrição "banliang", que pode ser traduzida como "meia onça" (onça é uma unidade de medida que equivale a 28,349 g).
Já a moeda mais recente é do ano 1265 d.C. Em entrevista ao site Live Science, o pesquisador Ethan Segal, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, disse que só no final do século VII é que os japoneses começaram a produzir as suas próprias moedas metálicas. As peças eram baseadas em moedas chinesas que apresentavam buracos quadrados no meio. “O buraco era usado para que as pessoas pudessem amarrar grandes quantidades de moedas, geralmente 100 por corda”, disse.
Recentemente, tesouros parecidos foram encontrados em outros locais do mundo. Na Itália, um mergulhador localizou 30 mil moedas do Império Romano no mar, perto do litoral da Sardenha. No País de Gales, moedas de ouro de dois mil anos foram descobertas com a ajuda de um detector de metais.