Tribo nativa dos EUA pode ter desaparecido há 1500 devido a um objeto espacial
Um estudo assinado por pesquisadores da Universidade de Cincinnati aponta a possível causa da extinção dos Hopewell, um dos grupos indígenas mais importantes da história dos Estados Unidos. Até agora, a principal teoria dizia que as guerras e as mudanças climáticas poderiam ter afetado a civilização. Mas, na verdade, seu declínio pode ter iniciado devido a um objeto vindo do espaço.
Cobra de fogo
Os pesquisadores sugerem que o desaparecimento dos Hopewell pode estar vinculado com a explosão de um cometa. Evidências de detritos do objeto espacial foram encontrados em 11 sítios arqueológicos que costumavam ser habitados pela tribo. Usando radiocarbono e datação tipológica, os arqueólogos concluíram que o fenômeno aconteceu há cerca de 1500 anos.
A equipe encontrou uma concentração e diversidade alta de meteoritos nos locais que abrigavam a tribo. Os fragmentos foram identificados a partir das grandes concentrações de irídio e platina que continham. Eles também encontraram uma camada de carbono que sugere que a área foi exposta ao fogo e ao calor extremo.
O povo Hopewell utilizou os meteoritos para forjar metal e produzir joias e instrumentos musicais conhecidos como flautas de pan. Além das evidências físicas, há pistas culturais deixadas nos objetos e histórias orais da tribo. Segundo os pesquisadores, os nativos construíram um monte em forma de cometa perto do epicentro da explosão. Lendas contadas por outras tribos descendentes dos Hopewell também citavam uma cobra de fogo voando no céu e despejando pedras sobre a Terra.
Segundo os cientistas, os habitantes, em sua maioria, teriam sobrevivido ao fenômeno, mas o impacto sobre seus modos de subsistência teria desencadeado o fim da cultura Hopewell. Os especialistas afirmam que, a partir do século IV d.C., deu-se início um rápido declínio cultural, levando à extinção da tribo.
“Parece que este evento foi muito prejudicial para a agricultura. As pessoas não tinham bons métodos de armazenar milho por um longo período de tempo. Perder uma colheita ou duas teria causado sofrimento generalizado”, disse David Lentz, professor de biologia da Universidade de Cincinnati. O estudo sobre o tema foi publicado no periódico científico Scientific Reports.