Inicio

Tupac Yupanqui, o imperador inca que teria visitado a Oceania

Existem indícios de que, muito antes dos europeus, as culturas pré-colombianas se aventuraram pela Polinésia
Por History Channel Brasil em 14 de Dezembro de 2023 às 17:58 HS
Tupac Yupanqui, o imperador inca que teria visitado a Oceania-0

Tupac Yupanqui (também conhecido como Tupac Inca) foi o décimo governante do Império Inca, que se expandiu por meio das campanhas de exploração e conquista durante seu reinado, entre os anos de 1471 e 1493. Relatos antigos sugerem que ele viajou para muito longe nessas excursões. O governante teria visitado a Polinésia (sub-região da Oceania) muito antes da "descoberta oficial" do local por navegadores europeus.

Relatos do século XVI

O possível contato entre os habitantes da Polinésia e navegadores do continente americano tem sido especulado há muitos anos. Evidências concretas desse contato não existem, porém há indícios de influências arquitetônicas incas nas ilhas de Páscoa e Mangareva (que eram chamadas, de acordo com registros históricos, de Ninachumbi e Auachumbi, respectivamente). A presença da batata-doce, originária do continente americano nessas ilhas, também sugere a presença de navegadores incas.

Tupac Yupanqui
Tupac Yupanqui (Imagem: Domínio Público, via Wikimedia Commons)

As tradições orais de alguns povos polinésios também falam sobre uma figura muito semelhante a Tupac Yupanqui. Além disso, relatos do século XVI afirmam que o rei inca realmente partiu para regiões distantes. Entre os escritores que citam a excursão do governante estão Pedro Sarmiento de Gamboa (1532 — 1592), Martin de Murúa (1525 – 1618) e Miguel Cabello de Balboa (1535 — 1608). Apesar disso, alguns historiadores contemporâneos são céticos em relação a essas supostas viagens.

Talvez Tupac Yupanqui em pessoa não tenha visitado a Polinésia, mas é possível que incas ou outros povos pré-colombianos realmente tenham estado por lá. O maior indício é a genética: em 2014 e 2020, estudos de DNA com habitantes da Polinésia revelaram que 8% de sua composição genética é proveniente de populações nativas da América do Sul.

Fontes
Infobae
Imagens
iStock