Vila romana com uma piscina coberta de mosaicos é encontrada na Albânia
Um grupo de arqueólogos encontrou na Albânia as ruínas de uma vila que remete ao período do Império Romano. Segundo os pesquisadores, o local inclui uma piscina coberta com ornamentações e mosaicos. Estima-se que o complexo, que se estende por pelo menos 1200 metros quadrados, tenha sido erguido entre os séculos I e IV d.C.
Habitação de elite
A vila, encontrada na cidade portuária de Durrës, surpreendeu os especialistas pelo seu excelente estado de conservação e a delicadeza de sua construção. Na antiguidade, a região esteve sob o domínio grego de Corinto e Córcira. No entanto, durante as Guerras Ilírias, Roma derrotou os helenos e se expandiu até ali, convertendo Durrës em um porto comercial de grande importância para o mar Adriático. No século IV, a cidade, então chamada Dyrrachium, emergiu como a capital da província romana de Epirus Nova.
Segundo os especialistas, as ruínas indicam que a vila foi habitada por pessoas da elite. Entre os escombros foi descoberta uma piscina romana coberta, a primeira de seu tipo encontrada na Albânia. "Ela está decorada em toda sua superfície com afrescos artísticos de alto nível", diz um comunicado. Outro aspecto que surpreendeu os arqueólogos foram os mosaicos, colocados em uma ordem geométrica específica e “trabalhados com mármore, pedra, vidro e ladrilhos de cerâmica”.
Além disso, em um dos lados foram encontradas duas banheiras com revestimentos impermeabilizantes. Na parte norte da escavação, foi descoberto um piso de tijolos que pode ter sido utilizado como base de uma terma. Pelo estilo dos murais nas paredes, suspeita-se que ali operava um banho romano de dois andares.