Encontrado um enigmático artefato romano que ninguém sabe para o que serve
Os dodecaedros romanos são pequenos artefatos metálicos de doze faces e com furos que têm intrigado arqueólogos por décadas. Isso porque, até hoje, ninguém sabe qual era sua função. E agora, um exemplar excepcionalmente conservado que foi descoberto no fim do ano passado na localidade de Norton Disney, no Reino Unido, será exibido ao público.
Mistério permanece
Os pesquisadores, que encontraram o dodecaedro junto com cerâmica romana do século IV, concluíram que o artefato encontrado em 2023 tem cerca de 1700 anos. O objeto é feito com uma liga de cobre, estanho e chumbo, e é um dos poucos que foram encontrados intactos. Até hoje, foram encontrados cerca de 100 dodecaedros de diferentes tamanhos em vários países da Europa (sendo que 33 foram descobertos no Reino Unido).
Roman object that baffled experts to go on show at Lincoln Museum https://t.co/OCsS6MYHzG
— BBC News (World) (@BBCWorld) April 29, 2024
O dodecaedro encontrado em Norton Disney é um dos maiores já encontrados. Ele mede cerca de 8cm de altura e pesa 254g. O artefato será exibido no Museu Lincoln como parte de um festival de História.
"Apesar de toda a pesquisa realizada sobre nosso dodecaedro e outros similares, não estamos mais perto de descobrir exatamente o que é e para que poderia ter sido usado", afirmou Richard Parker, secretário do Grupo de Arqueologia e História de Norton Disney. "A imaginação corre solta ao pensar no que os romanos podem ter usado para isso. Magia, rituais ou religião, talvez nunca saibamos", concluiu.