Alienígenas não contactaram a Terra pois não detectaram vida inteligente aqui, diz estudo
O Paradoxo de Fermi diz que pela idade do universo, é provável que alienígenas já tenham desenvolvido viagens espaciais de longa distância e, portanto, é possível que já tenham vindo à Terra. Mas a falta de evidências dessas visitas pode indicar que não há outra civilização inteligente lá fora. Agora, um novo estudo levantou outra hipótese para o fato de extraterrestres não terem feito contato: eles não detectaram sinal de vida inteligente em nosso planeta.
Dificuldade de detectar sinais
O artigo é assinado por Amri Wandel, astrofísico da Universidade Hebraica de Jerusalém. Publicado no banco de dados científico arXiv, o estudo (que ainda não foi revisado por pares) sugere que extraterrestres inteligentes podem não se interessar exatamente por planetas que hospedam vida. De acordo com o cientista, se a vida evoluiu em muitos planetas da galáxia, então os extraterrestres provavelmente estariam mais interessados naqueles onde há sinais não apenas de biologia, mas de tecnologia.
O problema é que sinais tecnológicos podem ser difíceis de detectar. A Terra só emite sinais detectáveis do espaço (na forma de ondas de rádio) desde a década de 1930. Em tese, esses sinais já atingiram cerca de 15 mil estrelas e seus planetas em órbita, mas isso é uma pequena fração das cerca de 400 bilhões de estrelas que existem na Via Láctea.
O estudo de Wandel aponta que, a menos que civilizações inteligentes sejam muito abundantes, com mais de 100 milhões de planetas tecnologicamente avançados na Via Láctea, é provável que os sinais da Terra não tenham alcançado outra forma de vida inteligente. No entanto, com o tempo, e à medida que nosso planeta transmite cada vez mais conversas de rádio, torna-se mais provável que os sinais tecnológicos terrestres encontrem ouvintes inteligentes.