Inicio

Alienígenas podem detectar a vida na Terra através de torres de telefonia celular, diz estudo

Sinais de rádio emitidos por esses dispositivos seriam capazes de alcançar civilizações extraterrestres avançadas 
Por History Channel Brasil em 05 de Maio de 2023 às 15:47 HS
Alienígenas podem detectar a vida na Terra através de torres de telefonia celular, diz estudo-0

Pesquisadores sugerem que alienígenas podem detectar vida na Terra por meio de sinais de rádio que vazam do nosso planeta. Os cientistas simularam o vazamento de rádio de torres de telefonia celular para determinar o que civilizações extraterrestres próximas seriam capazes de captar. Um estudo sobre o tema foi publicado no periódico científico Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

Civilizações avançadas

A pesquisa, assinada por cientistas da Universidade de Manchester e da Universidade das Ilhas Maurício, descobriu que apenas civilizações tecnologicamente mais avançadas seriam capazes de detectar os níveis atuais de vazamento de rádio de torres de celulares da Terra. No entanto, como é provável que a maioria das civilizações alienígenas tenham sistemas de recepção mais sensíveis e à medida que avançamos em direção a sistemas de banda larga mais poderosos, a detecção de humanos por outros seres inteligentes se tornará cada vez mais provável, dizem os autores do estudo.

Os modelos, que demonstram os sinais que os alienígenas podem receber da Terra, foram gerados por Ramiro Saide, do Observatório de Rádio Hat Creek da Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI) e estudante de mestrado na Universidade de Maurício. Os pesquisadores descobriram que nosso planeta emite muitos sinais de vida tecnologicamente avançada, com vazamento de rádio vindo de torres de telefonia celular, comunicações via satélite e sinais de internet. Esses sinais podem alcançar civilizações hipotéticas que vivem em torno de estrelas próximas.

“As estimativas atuais sugerem que teremos mais de cem mil satélites na órbita baixa da Terra e além antes do final da década. A Terra já é anormalmente brilhante na parte de rádio do espectro; se a tendência continuar, poderemos nos tornar prontamente detectáveis por qualquer civilização avançada com a tecnologia certa”, disse Mike Garrett, pesquisador da Universidade de Manchester e líder do estudo. 

Fontes
Universidade de Manchester e Live Science
Imagens
iStock