Desvendado o mistério sobre o "cubo" avistado no lado oculto da Lua
No início de dezembro de 2021, o módulo lunar chinês Yutu-2 registrou estranhas imagens de algo aparentemente cúbico no lado oculto da Lua. Os pesquisadores chegaram a apelidar o objeto de "神秘小屋", que significa "casa misteriosa". Agora, novas análises permitiram desvendar o enigma por trás da estrutura inusitada.
"Coelho de jade"
Ao se aproximar do objeto, o Yutu-2 conseguiu fotografá-lo melhor. As imagens revelaram algo que os cientistas já suspeitavam: o "cubo" era apenas uma rocha. Devido ao seu formato, a pedra está sendo chamada agora de "coelho de jade".
Oh, this is amazing. Close to tears. Ourspace has published an update on the "mystery hut" and it's so underwhelming it's brilliant. It's just a small rock on a crater rim that they're now calling "jade rabbit" for its appearance. Source: https://t.co/frrMKH7RWM https://t.co/GFCIRzqmDu pic.twitter.com/jpDLDS8TZu
— Andrew Jones (@AJ_FI) January 7, 2022
A região da Lua onde a rocha foi encontrada é conhecida como Cratera Von Kármán. O local fica em uma vasta depressão possivelmente criada a partir do impacto de um asteroide há bilhões de anos.
A missão espacial chinesa Chang'e 4, que utiliza o módulo Yutu-2, foi a primeira a chegar ao lado oculto da Lua, que nunca é visível da Terra. Desde então, os pesquisadores chineses utilizam o equipamento para estudar a superfície lunar.