Maior busca ao Monstro do Lago Ness em 50 anos acontece nos próximos dias
A maior busca ao Monstro do Lago Ness desde 1972 acontece nos dias 26 e 27 de agosto, na Escócia. Durante o fim de semana, equipamentos de pesquisa que nunca foram usados no local antes serão usados para desvendar os segredos das águas misteriosas. Entre eles, estão drones térmicos que irão produzir imagens usando câmeras infravermelhas, e um hidrofone que tentará detectar sinais acústicos subaquáticos.
"Anomalias misteriosas"
De acordo com a organização Exploração do Lago Ness (LNE, na sigla em inglês), os participantes do evento "Fim de Semana de Busca" irão ficar atentos a "movimentos inexplicáveis" e "anomalias misteriosas". Os organizadores também estão convocando voluntários para se juntarem na busca ao monstro. “Desde o início do LNE, sempre foi nosso objetivo registrar, estudar e analisar todos os tipos de comportamento e fenômenos naturais que podem ser mais difíceis de explicar. É nossa esperança inspirar uma nova geração de entusiastas do Lago Ness e, ao ingressar nesta observação de superfície em grande escala, você terá uma oportunidade real de contribuir pessoalmente para esse mistério fascinante que cativou tantas pessoas de todo o mundo”, disse Alan McKenna, membro da entidade.
A primeira aparição do monstro foi registrada no ano 565. A biografia do monge irlandês São Columba menciona uma "besta aquática" gigante arrastando um homem para a morte no local. O interesse pela criatura aumentou na década de 1930, quando um médico teria fotografado a criatura. Em 1975, foi revelado que a imagem era uma farsa: ela foi feita usando um submarino de brinquedo que carregava uma cabeça falsa de monstro.
Teorias para explicar os avistamentos de "Nessie" não faltam. Em 2021, o pesquisador Henry Bauer levantou a teoria de que a criatura seria uma tartaruga marinha. Antes disso, cientistas sugeriram que o monstro poderia ser uma enguia.