Novo estudo diz que nave alienígena pode ter caído em Marte
Em abril, a sonda Curiosity, da NASA, fez imagens de misteriosas saliências pontiagudas na superfície de Marte. As formações capturadas nas fotos parecem mostrar uma fileira de picos e ângulos agudos emergindo de rochas na base da Cratera Gale, que tem 154 km de comprimento. Agora, um novo estudo levanta a possibilidade de que essa estranha paisagem tenha sido causada pela queda de uma nave alienígena.
Espaçonave extraterrestre
Em uma postagem no Twitter, a astrobióloga Nathalie Cabrol, do Centro de Pesquisa Ames da NASA e do Instituto de Busca por Inteligência Extraterrestre (SETI), chegou a dizer que é a rocha “mais bizarra” que ela viu em 20 anos de estudo do planeta. Alguns dias depois, observando outra imagem da formação marciana, ela afirmou que as saliências eram "sedimentos lodosos ondulados resistentes". Enquanto o novo estudo publicado no Journal of Astrobiology também conclui que as formações podem ser "espinhos de areia", os pesquisadores disseram que "um fragmento de uma espaçonave extraterrestre ou terrestre não pode ser descartado com absoluta certeza".
In 20 years of studying Mars, that's the most bizarre rock I have ever seen. I cannot wait to have a microscopic image of this one...It is part of a Gigapan of Gale crater that you can see here: https://t.co/LxljtDHyIl pic.twitter.com/wHhn1ckqjL
— Nathalie A. Cabrol (@shasta721) April 10, 2023
"Dado que possivelmente 10 ou mais naves caíram na superfície (de Marte), juntamente com o alijamento de equipamentos associados ao pouso de sondas, é possível que as pontas e seu substrato sejam feitos por humanos e consistam em detritos que caíram na superfície da Cratera Gale", diz o estudo. “No entanto, nenhum campo de detritos é evidente e não há indícios de quaisquer detritos adicionais que possam ter se originado na Terra", afirmam ainda os autores do artigo.
“Devido ao seu pequeno tamanho e na ausência de análogos feitos por humanos e nenhuma explicação lógica sobre o propósito que esses picos podem servir, não parece provável que esses espécimes sejam os restos de naves ou equipamentos que caíram na Cratera Gale. Só se pode especular sobre a origem extraterrestre", diz o estudo. Os pesquisadores disseram ainda que os picos também podem estar ligados à atividade de minúsculos microorganismos em Marte, porque estão próximos de características que lembram fungos ou microbialitos (estruturas rochosas em camadas formadas por comunidades de micróbios).