NASA detecta círculos estranhos na superfície de Marte
Especialistas da NASA detectaram uma coleção intrigante de círculos na superfície marciana. Segundo um comunicado da agência espacial, trata-se de uma série de dunas com formato inusitado. Entretanto, os pesquisadores não têm certeza da razão pela qual elas adquiriram essa forma.
Fenômeno incomum
A descoberta foi feita pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA, que detectou essas formações enquanto estudava a maneira como o gelo derrete em Marte, no final do inverno marciano. “Dunas de areia de muitas formas e tamanhos são comuns em Marte”, explicaram os cientistas da NASA em um comunicado, “neste exemplo, as dunas são quase perfeitamente circulares, o que é incomum”.
“Elas ainda são ligeiramente assimétricas, com faces de deslizamento íngremes nas extremidades sul. Isso indica que a areia geralmente se move para o sul, mas os ventos podem ser variáveis.”, informou a NASA. Os cientistas também indicaram que a imagem mostra que as dunas parecem estar livre de gelo, em contraste com uma foto anterior que mostrava a superfície coberta por geada.
A imagem faz parte de uma série de observações feitas pelo High-Resolution Imaging Experiment (Experimento de imagem de alta resolução, ou HiRISE, na sigla em inglês). Essa câmera a bordo da Mars Reconnaissance Orbiter tem estudado as mudanças no Hemisfério Norte de Marte, à medida que o inverno se transforma em primavera. Recentemente, o equipamento fotografou uma formação semelhante ao rosto de um urso na superfície marciana.