Inicio

“Portal” em Marte fotografado pela NASA causa surpresa e levanta especulações

Teoristas da conspiração chegaram a dizer que a estrutura seria fruto de vida alienígena inteligente
Por History Channel Brasil em 16 de Maio de 2022 às 12:40 HS
“Portal” em Marte fotografado pela NASA causa surpresa e levanta especulações-0

Há dez anos, a sonda Curiosity, tem feito registros impressionantes de Marte. Agora, o veículo robotizado da NASA fez uma foto que causou surpresa e levantou especulações entre teoristas da conspiração e o público em geral. Isso porque as lentes do equipamento capturaram a imagem do que parece ser um portal na superfície do Planeta Vermelho

Vida inteligente em Marte?

Os usuários de redes sociais e blogs iniciaram um árduo debate em torno da fotografia, tentando encontrar uma explicação para a enigmática imagem. Alguns teoristas da conspiração chegaram a levantar a hipótese de que o "portal" seja uma obra de vida inteligente extraterrestre. Mas alguns cientistas apontaram para algo mais plausível: a formação seria resultante da atividade geológica marciana.

Suposto "portal" em Marte

Sanjeev Gupta, professor no Imperial College de Londres e um dos cientistas da missão Curiosity, afirmou em entrevista ao The Daily Telegraph que a estrutura foi formada por meio de “processos geológicos normais”. Segundo ele, uma rachadura ou fissura profunda é visível dentro do "portal", indicando uma fratura na rocha. Isso é algo que acontece tanto em Marte quanto na Terra e pode ter ocorrido a qualquer momento nas últimas centenas de milhões de anos.

A perspectiva também ajudou a causar a confusão, pois a imagem divulgada foi ampliada. Embora o "portal" pareça imenso, ele mede apenas 30cm por 45cm. Não é a primeira vez que supostas estruturas artificiais são vistas em Marte. Essas ilusões de óptica também podem ser explicados pela pareidolia, que a NASA descreve como "um fenômeno psicológico no qual as pessoas veem formas reconhecíveis em nuvens, formações rochosas ou objetos".

Fontes
Express e Sky News
Imagens
NASA/Reprodução