Segredo de Estado: divulgada a melhor foto de um óvni, escondida há 30 anos (IMAGEM)
Após três décadas de mistério, a fotografia que muitos consideram "a melhor imagem de um óvni" finalmente foi divulgada. O registro foi feito na Escócia, em 1990, quando um objeto voador não identificado supostamente sobrevoou o céu noturno na região das Terras Altas. Desde então, o incidente ficou envolto em mistério.
"Fotografia de Calvine"
A imagem foi obtida quando duas pessoas que faziam uma caminhada nas proximidades de Calvine, a 56 quilômetros da cidade de Perth, ouviram um zumbido metálico e avistaram no céu um objeto que sobrevoou a região por 10 minutos. Após registrar o avistamento em seis fotografias, a dupla enviou o material ao jornal Daily Record. Estranhamente, as imagens e a história do incidente nunca foram publicadas: ao invés disso, as fotos foram encaminhadas ao Ministério da Defesa do Reino Unido (que irá manter o caso em sigilo até 2072).
How I found the most spectacular #UFO photograph ever submitted to the British Ministry of Defence #CalvineUFO #uaptwitter #uapmediauk @MailOnline : https://t.co/BjMSYxseXK
— David Clarke (@shuclarke) August 12, 2022
Durante 32 anos, a foto tornou-se objeto de especulações, teorias e mitos. Agora, ela foi revelada graças aos esforços do jornalista David Clarke, que conseguiu uma cópia da imagem que havia sido guardada por Craig Lindsay, ex-assessor de imprensa da Royal Air Force (RAF), braço aéreo das forças armadas do Reino Unido. A chamada "Fotografia de Calvine" parece mostrar um enorme objeto em forma de diamante no céu, enquanto algo semelhante a um avião a jato aparece ao fundo.
Clarke levou a foto para ser analisada por Andrew Robinson, professor de fotografia na Universidade Sheffield Hallam. Segundo o especialista, a imagem não mostra sinais de manipulação. Em um artigo publicado no Daily Mail, Clarke diz que não acredita que a imagem mostre uma nave alienígena. Ao invés disso, ele especula que o objeto seja uma "Aurora", aeronave ultrassecreta que os Estados Unidos teriam fabricado e testado naquela época.