Teoria perturbadora de cientista de Harvard diz que o universo foi criado em laboratório alienígena
Eram os deuses extraterrestres? Abraham "Avi" Loeb, renomado astrônomo e ex-diretor do departamento de Astronomia de Harvard, aparentemente acredita que sim. O cientista sacudiu a opinião pública com uma nova teoria inusitada: segundo ele, o universo pode ter sido criado em laboratório por alienígenas.
Civilização tecnológica avançada
O pontapé inicial do debate foi um artigo de Loeb publicado na revista Scientific American. Ele sugeriu que o universo poderia ser uma criação de laboratório produzida por uma civilização tecnológica avançada. Uma das ideias curiosas apresentadas pelo astrônomo é seu sistema de classificação de civilizações, que seriam divididas em três classes: A, B e C.
Segundo Loeb, a humanidade faria parte da classe C (ou seja, somos uma civilização tecnológica de baixo nível, dependente do Sol, nossa estrela hospedeira). Por esse sistema, uma civilização seria promovida à classe B quando sua tecnologia progredisse a ponto de se tornar independente da influência solar. Para chegar à classe A, uma civilização teria que ser capaz de criar seus próprios universos-bebês em um laboratório.
O universo poderia, então, ser fruto da tecnologia de uma civilização da classe A, especulou o astrônomo. “Devido à geometria plana do nosso universo, com uma energia líquida nula, uma civilização avançada pode ter desenvolvido uma tecnologia para criar um universo-bebê do nada por meio de um túnel quântico”, afirmou. Loeb é conhecido por suas teorias polêmicas (certa vez ele sugeriu que objeto espacial Oumuamua seria um artefato extraterrestre).
*Texto originalmente publicado em 4 de novembro de 2021