Convento onde estaria sepultada a mãe de um profeta bíblico é encontrado em Israel
Ruínas de um convento bizantino foram redescobertas por soldados na cidade de Shoham, em Israel. Segundo os arqueólogos, a estrutura, conhecida como Horbat Hani, tem cerca de 1500 anos. Acredita-se que a edificação foi erguida sobre o local onde foi sepultada Ana, mãe do profeta bíblico Samuel.
Nascimento após promessa a Deus
O convento já havia sido parcialmente descoberto por soldados do exército de Israel há dez anos durante a construção de uma estrada. Mas, como estratégia de preservação, o local foi encoberto novamente e havia ficado praticamente esquecido. Agora, após novas escavações, as ruínas voltaram a ser reveladas.
No local, os pesquisadores encontraram dois edifícios: um deles continha uma igreja decorada com um mosaico colorido, aposentos de freiras e uma cripta; enquanto o outro incluía uma cozinha, refeitório e uma pousada para peregrinos. Além disso, há evidências de que vinho e óleo eram produzidos pelas religiosas.
Os arqueólogos acreditam que o convento foi erguido ali em honra do local de sepultamento de Ana. Segundo o Antigo Testamento, Elcana, pai de Samuel, tinha duas esposas: Ana e Penina. Enquanto Penina tinha filhos, Ana era estéril. O profeta teria nascido após uma promessa de Ana a Deus: caso ela engravidasse, a criança seria criada para servi-Lo.