A misteriosa história de São Valentim, o "santo dos namorados"
Ao contrário do Brasil, na maior parte do mundo o Dia dos Namorados é associado ao Dia de São Valentim, celebrado em 14 de fevereiro. Mas quem foi esse santo e por que ele é associado ao amor romântico? Na verdade, a história dele é obscura e cheia de incertezas.
Quem foi São Valentim?
Uma versão da história diz que São Valentim era supostamente um sacerdote romano que realizava casamentos secretos entre cristãos contra a vontade do imperador romano Cláudio II (ou Cláudio Gótico) no século III. Preso, ele curou a filha cega de seu carcereiro, fazendo com que toda a sua família se convertesse ao cristianismo. Antes de ser torturado e decapitado em 14 de fevereiro, ele enviou à menina um bilhete assinado “Seu Valentim”.
Outro relato diz que São Valentim era bispo de Terni, na Itália. O resto da história é semelhante: ele teria sido martirizado por Cláudio II por celebrar casamentos de forma secreta. Mas as evidências históricas sobre ele são tão poucas que a Igreja Católica interrompeu a sua veneração litúrgica em 1969, embora seu nome permaneça na lista de santos oficialmente reconhecidos.
No início dos anos 1800, a escavação de uma catacumba perto de Roma revelou restos de esqueletos e outras relíquias que pertenceram a São Valentim. Como de hábito, esses supostos pedaços do corpo do falecido santo foram distribuídos em relicários em todo o mundo. Hoje em dia, é possível encontrar pedaços do esqueleto em exibição na República Tcheca, Irlanda, Escócia, Inglaterra e França. Seu crânio pode ser visitado na Basílica de Santa Maria em Cosmedin, Roma.
Alguns estudiosos dizem que São Valentim só passou a ser associado ao amor no final da Idade Média, graças ao poeta inglês Geoffrey Chaucer. Nas décadas de 1370 ou 1380, ele escreveu um poema chamado “Parlamento das Aves” que contém este verso: “Pois isso aconteceu no Dia de São Valentim, quando todo pássaro escolhe seu par”. Por volta de 1400, nobres inspirados por Chaucer começaram a escrever poemas conhecidos como “valentinos” para suas amadas.